Manutenção

icon_manutencao

Para a realização dos serviços de manutenção, a Tecnitest possui técnicos treinados dentro dos principais fabricantes (Carrier e Hitachi), assim como em seu próprio Centro de Treinamento Técnico, onde é feita a complementação dos treinamentos de outros fabricantes.

Para a manutenção de equipamentos, os profissionais são divididos em dois grupos, de acordo com a competência requerida:

1º Grupo: Expansão indireta

Especializado em centrais de água gelada, é composto por profissionais específicos, com habilidades para trabalhar com equipamentos do tipo Chiller. São eles:

• Chiller do tipo alternativo: são compostos por compressores recíprocos (à base de pistão), que podem ser aberto, semi-hermético ou hermético. Neste tipo de compressor, os pistões giram de forma alternada, gerando a compressão dos gases em seu interior.

• Chiller do tipo Scrool: são compressores totalmente herméticos, sem condições de efetuar manutenção em sua área interna. Este tipo de compressor possui dois excêntricos que, ao girar em uma determinada velocidade, produzem uma compressão dos gases em seu interior.

• Chiller parafuso: são compressores que podem ser abertos ou semi-herméticos. Possuem dois lóbulos chamados “parafusos” que, girando em uma determinada velocidade, irão comprimir os gases em seu interior.

• Chiller centrífugo: são compressores de capacidade elevada, do tipo semi-hermético. Possuem um tipo de compressão semelhante à de uma bomba de água que, girando em alta velocidade, elevará a pressão dos gases em seu interior.

2º Grupo: Expansão direta

Este grupo é composto por profissionais com habilidades específicas para lidar com equipamentos de menor porte denominados Self Contained, Split’s, Splitões e VRF/VRV, que possuem o mesmo tipo de compressor utilizado nos equipamentos chiller alternativo e scrool.

Por se tratarem de máquinas menores, requerem uma atenção muito especial em termos de limpeza e manutenção continuada, o que proporciona aumento da vida útil do equipamento.

 

Conheça mais a área de climatização e sua legislação específica:

• GEM – Gerência de Engenharia Mecânica da Companhia Municipal de Energia e Iluminação da Prefeitura do Rio de Janeiro
• PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle
• Portaria Nº 3523 – Ministério da Saúde
• Resolução Nº 9 – ANVISA